segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Festival reúne a produção paraense de dança contemporânea

Com o objetivo de trazer um panorama da cena contemporânea da dança paraense para o público de Belém, fortalecer a produção e formar plateia para os espetáculos, será aberto, na próxima quinta-feira, 14, o Paraleloº - Festival de Dança do Pará. A realização é da Associação Paraense de Dança – APAD - e da Secretaria de Estado de Cultura , e  parceria com o Instituto de Arte do Pará - IAP.

A programação, que reúne cerca de 16 grupos de dança de Belém e a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz – OSTP, vai acontecer  no Forte do Castelo, com apresentações às 19h30 e 20h30 (quinta a sábado - 14 a 30 de outubro) e no Teatro da Paz, às 20h (quinta a domingo -  21 a 24 de outubro).

Vale ressaltar que nos dias 29 e 30 haverá apresentação especial com coreografia que envolverá os bailarinos dos grupos participantes e a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz. A entrada para o festival, no Forte do Castelo é gratuita, no Teatro da Paz, o público paga quanto quiser.

O bom momento do cenário da dança contemporânea em Belém foi um dos motivos para a realização do festival, que resulta do crescimento da produção e dos vários prêmios recebidos em editais regionais e nacionais e até internacionalmente pelos grupos paraenses.

“O evento mostra à cidade o quanto se produz em dança, e o quanto temos ainda que avançar para que cada vez mais nossa produção possa escoar para o resto do Brasil e principalmente do nosso estado”, explica Ana Cláudia Costa, membro do Colegiado Setorial da Dança.

Uma das grandes dificuldades para a difusão e a capacitação em dança no estado está nas suas grandes distâncias. “A proposta da APAD é ampliar suas ações para os outros municípios fazendo o mapeamento das Cias. existentes no estado”, diz Ana.

Participam do festival as companhias: Umá de Dança, Cia. de Investigações Cênicas, Cia. Moderno de Dança, Cia. Experimental Waldete Brito, Cia. de Ballet Jaime Amaral, Mirai Cia. de Dança, Cia. Compassos da Dança, Grupo 2º Ano do Curso Técnico de Dança UFPA, Singular Cia. de Dança, Ribalta de Dança, Ballare, Tribus Ballet, Etnias da Dança, Grupo Moderno de Dança, Cia. Ana Unger e Cia. Municipal de Dança. A produção do evento é da Produtores Criativos.

Serviço
Paraleloº - Festival de Dança do Pará. De 14 a 30 de outubro, com apresentações de 16 grupos de dança de Belém e a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz – OSTP, no Forte do Castelo, com apresentações às 19h30 e 20h30 (quinta a sábado - 14 a 30 de outubro) e no Teatro da Paz, às 20h (quinta a domingo - de 21 a 24 de outubro). Mais informações: 91 8134.7719. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário